Junho Violeta: Quais as opções de tratamento do Ceratocone?
06/06/2023
O tratamento também vai depender do estágio em que se encontra a doença. Geralmente, quando detectada na fase inicial, a devida orientação do paciente e o uso de óculos de grau é suficiente para recuperar a qualidade da visão. Se estiver mais avançada, pode ser necessário o uso de lentes de contato para compensar a deformação da córnea.
Uma outra opção é o Crosslinking Corneano, um procedimento simples que é considerado a “cirurgia química da córnea”. Consiste em pingar colírio de Riboflavina na superfície da córnea e a utilização de um aparelho que emite Luz Ultra-Violeta Controlada para que ocorra fortalecimento das moléculas de colágeno corneano e assim evitar que a doença continue progredindo. A vantagem é que o procedimento é rápido, com anestesia local, e que não é necessário internação.
Em quadros intermediários, também pode ser recomendado o implante dos Anéis Intra-estromais (conhecidos como Anéis de Ferrara). São micro dispositivos que são inseridos na córnea para regular a sua estrutura e, assim, recuperar a visão do paciente.
Já em casos mais graves, ou quando outras formas de tratamento não levaram aos resultados esperados, a última opção é o transplante de córnea. As taxas de rejeição do material do doador são baixas. Com a introdução do CossLinking Corneano e a modernização dos implantes de anéis intra-estromais, são cada vez mais raros os casos que necessitam do transplante de córnea.
Fale Conosco
Montes Claros, MG
R. Tiradentes, 179 - Centro
E-mail: contato@lasercentermoc.com.br
Telefone:
(38) 99879-8804
Redes Sociais