Anel de Ferrara x Crosslinking

Anel de Ferrara x Crosslinking

05/07/2023

O Implante de Anel de Ferrara, também chamado de Implante de Anéis Intraestromais, é um método no qual o médico implanta um anel em acrílico na córnea do paciente, de modo a frear a sua curvatura. Essa é uma das formas de retardar ou mesmo estabilizar o ceratocone.
 
Esse anel é transparente, fino e não causa qualquer rejeição no olho. Todo o procedimento é realizado de forma simples, segura e indolor (com anestesia local). O paciente não sente qualquer dor ou desconforto durante o implante.
 
Já o Crosslinking da córnea é um método um pouco mais simples e menos invasivo que o Anel de Ferrara, e também pode ser altamente eficaz na estabilização do ceratocone.
 
O procedimento é feito da seguinte forma: o médico irá aplicar no olho algumas gotas de colírio de riboflavina (Vitamina B2), seguido da aplicação de luz ultravioleta A por cerca de 5 a 10 minutos.
 
O uso de riboflavina não altera em nada a transparência do cristalino e da córnea, e a luz que será aplicada nos olhos é totalmente segura e controlada. Além disso, assim como ocorre no Anel de Ferrara, o paciente também estará anestesiado durante todo o procedimento.
 
Ao final da operação do Crosslinking, o médico colocará uma lente terapêutica para ajudar a cicatrização do epitélio do olho. O paciente permanecerá com a lente por cerca de 7 dias e, então, poderá retirá-la.
 
O objetivo do Crosslinking é fortalecer as fibras do colágeno da córnea, a fim de endurecê-la e impedir que ela “entorte” para a frente. Desse modo, é possível retardar o avanço do ceratocone.

Montes Claros, MG

R. Tiradentes, 179 - Centro

E-mail: contato@lasercentermoc.com.br

Telefone:

(38) 99879-8804

Redes Sociais