Laser para tratamento do edema macular diabético
11/09/2023
Antes da introdução das injeções intravítreas, tínhamos somente o laser para tratar o edema macular diabético. Havia então uma classificação chamada “edema macular clinicamente significativo” que se baseava em dados do exame da retina, como o local e tamanho do inchaço (edema) da mácula, para orientar a estratégia de tratamento com o laser.
O laser poderia ser aplicado num ponto focal da mácula ou envolvendo toda ela, por exemplo. Neste tratamento, é muito importante saber titular a potência do laser e manter uma distância de segurança para o centro da mácula, chamada fóvea.
Uma falha na técnica poderia comprometer a visão central de forma grave. Por outro lado, era um tratamento que promoveu a melhora da visão ou pelo menos a estabilidade do quadro se bem realizada.
Infelizmente, vemos que os especialistas de retina mais novos têm pouca experiência com o laser, visto que as injeções de anti-VEGF têm uso mais disseminado, é tecnicamente mais simples, além de realmente ser mais eficaz na maioria dos casos.
Contudo, ter este recurso é importantíssimo! Até hoje faço muito este tratamento para casos selecionados e resistentes. Muitas vezes, o laser foi o único tratamento com bom resultado!
Fale Conosco
Montes Claros, MG
R. Tiradentes, 179 - Centro
E-mail: contato@lasercentermoc.com.br
Telefone:
(38) 99879-8804
Redes Sociais