Você já ouviu falar sobre Retinoblastoma?
29/01/2024
De acordo com informações do Inca, o câncer é a principal causa de mortalidade em crianças e adolescentes de até 19 anos de idade, representando 8% do total de óbitos. Não existem maneiras comprovadas para a prevenção do câncer na infância, mas o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. Para conscientizar a população, foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil em 23 de novembro.
O retinoblastoma, um tumor maligno que afeta a retina e pode acometer um ou os dois olhos, é um dos mais comuns, compreendendo de 2 a 4 % dos cânceres infantis, sendo mais comum antes dos quatro anos, segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica.
Os sintomas do retinoblastoma costumam ser fotofobia (sensibilidade exagerada à luz), estrabismo, vermelhidão, redução do campo visual (a criança não enxerga o que está ao lado) ou o chamado “reflexo olho de gato”, que é quando a pupila fica branca em vez de vermelha nas fotografias com flash.
Contudo, o recomendado é um acompanhamento oftalmológico desde o nascimento, para tratar precocemente o retinoblastoma, que costuma ter causas hereditárias ou por mutação de genes.
Fale Conosco
Montes Claros, MG
R. Tiradentes, 179 - Centro
E-mail: contato@lasercentermoc.com.br
Telefone:
(38) 99879-8804
Redes Sociais